domingo, 30 de agosto de 2015

Arábia Saudita não é Dubai.

First things first!

A coisa mais comum que ocorreu durante a transição de virmos morar aqui foi um equívoco geográfico: vocês vão pra Dubai?
Não culpo ninguém, afinal os nomes são parecidos, mas acho bem importante esclarecer isso aqui nesse espaço. 
Arábia Saudita não é Dubai! 
Mas então por que tanta confusão? 
Vamos lá, estamos no Oriente Médio, na Península Arábica, do lado do mar Arábico. Quando alguém fala em "países árabes" se refere aos países que estão juntinhos aqui nesse pedaço do planeta. 
Então fica fácil entender por que tanta confusão com o nome "Arábia", pois ele está presente em várias coisas. 


Então, nesse montinho de países temos dois em especial da qual eu vos falo nesse momento:
- Arábia Saudita
- Emirados Árabes Unidos.

Viram só? Tem "árabe" nos dois!

A Arábia Saudita, esse grandão em amarelo é onde eu moro. Aqui nasceu a religião Islâmica, é pra cidade Meca localizada nesse país que os muçulmanos se viram na hora de rezar e aqui foi o berço do Osama bin Laden. 
Dubai é uma cidade localizada nos Emirados Árabes Unidos, aquele país pequenino em marrom no mapa.  Dubai também é o nome do Emirado no qual essa cidade se localiza (são 7 emirados, por isso Emirados Árabes Unidos). E é em Dubai que fica o hotel mais luxuoso do mundo e toda aquela ostentação que aparece na TV. 

Acredito que muito dessa confusão vem do uso comum da palavra árabe em Português. Quem nasce na Arabia deveria ser árabe, certo? Pois, o correto é "saudita" quando se refere a alguém da Arábia Saudita (em inglês: saudi). Mas e quem vem dos Emirados? Suei os dedos procurando no Google, mas parece que no Brasil usa-se "árabe", o que na minha humilde opinião não é correto pois nem todo árabe vem dos Emirados. Em inglês o termo é "emirati". E árabe então seriam todos quem provem dos países árabes (esse grupo de países ali em cima).

Filosofia à parte, acho importante esclarecer porque quando passa reportagem do Globo Reporter sobre "as Arábias", você vai ver tudo menos a Arábia Saudita. Sabe por quê?
Porque a Arábia Saudita é um país fechado para o turismo! Não, infelizmente você não pode comprar uma passagem aqui pra Arábia (Saudita) fazer as malas e vir passear. Os meios de conseguir um visto para entrar no país são: 
- À trabalho, com uma empresa se responsabilizando por você,
- No caso de ter algum parente (esposa, pai, mãe, filhos) morando aqui
- Peregrinos (faz parte da doutrina visitar a cidade de Meca pelo menos uma vez na vida), mas para isso você precisa ser muçulmano. Pessoas de outras religiões não podem turistar nessas cidades, nem nós que moramos aqui. 
P.S.: E não adianta dar uma de engraçadinho e trocar de religião só pra dar um pulo em Meca e depois voltar à crença antiga, uma vez sendo muçulmano (de nascença ou convertido) e resolve trocar de religião: é pena de morte. Não é à toa que a religião é uma das que mais cresce no mundo. Não dá pra voltar atrás.

Pra finalizar, dificilmente você vai ver coisas na TV sobre a Arábia Saudita, não seria "permitido" repórteres chegarem pra gravar. Inclusive pra mim não é algo fácil tirar fotos nas ruas, todo cuidado é pouco. A gente nunca sabe o quanto a pessoa que apareceu na foto sem querer pode se incomodar com isso. E se as mulheres já andam na rua todas cobertas, imagina aparecer em filmagens, 
Claro que a existem excessões, mas sem ter certeza do quanto eles se importam, pode ser até perigoso.
Dubai é mais "ocidentalizado" como dizem. La a ostentação em construções (maravilhosas, diga-se de passagem) é justamente pra chamar turistas, e ter onde gastar dinheiro também. O que mais passa na mídia é Dubai. Dubai pra cá, Dubai pra lá. Por isso, imagino eu, que quando surge a palavra árabe a primeira associação que a grande maioria faz é Dubai. Not your fault!

Espero ter esclarecido isso, E sério, a Arábia (Saudita) é fechada, conservadora mas é muito menos assustadora do que parece.  

Deixo aqui um vídeo de um comediante que veio fazer um show aqui, pra mostrar que os sauditas também tem senso de humor, como no video ele fala: 
as caras feias que eles fazem não é porque são pessoas ruins, é porque é difícil ficar com cara de feliz num calor de mais de 47 graus! 

Fluffy Visits Saudi Arabia - Gabriel Iglesias 
(from Aloha Fluffy: Gabriel Iglesias Live from Hawaii)

P.S.²: Nas configurações do video você pode encontrar a tradução em português :)

Um comentário: