sábado, 8 de agosto de 2015

Roteiro: Qatar/Doha em 4 dias . O que fazer no Qatar

A cidade que moramos aqui na Arábia é pertinho de alguns países. Então resolvemos fazer uma road trip para o Qatar.

A viagem durou umas 3 horas de Al Khobar até a fronteira do Qatar. Lá tivemos que parar e fazer o visto, uns 40 min. Depois até a cidade de Doha, percorremos uma linha reta de quase 100km. 
*O visto para o Qatar custou 100 SAR/cada.
A velocidade máxima de 120km/h é um desafio! No Qatar as multas são altíssimas e a estrada é toda cheia de câmeras (mesmo no deserto), daria pra colocar muito mais de 200km/h com segurança ali. Bom, preferimos gastar com outras coisas que não multas. 

Nosso trajeto.
No deserto é deserto mesmo. Ninguém à vista. (Ainda na Arábia)
Já que não tinha ninguém e dava pra ver muito longe...
Trajeto da fronteira até Doha.

Ainda sobre a viagem de ida, vimos camelos selvagens, andando soltos no deserto. Ah e quanto à infinita discussão "é dromedário e não camelo", só digo que existe a expressão "camelo árabe" para os de uma corcova, e em inglês é "camel" que se usa também. Então, fim de papo. 
Camelinhos de boas no deserto. 



DIA 1 
- Chegando em Doha

A chegada no centro da cidade de Doha revelou muitas surpresas: o trânsito pareceu organizado (muuuito diferente de Saudi) e os prédios são de encher os olhos de lágrimas de qualquer arquiteto que sente falta de exercer a criatividade.



Opa! Parece que tem algo meio torto aí. rsrs


- Corniche

Aproveitamos o entardecer para conhecer a Corniche e tirar fotos. Também dá pra fazer passeio de barquinho com músicas típicas. 
Momento Sedução.



- Jantar no Hotel Intercontinental City - Restaurante Asiático Hwang. 



DIA 2

- Passeio pela cidade. 

Passeamos pela The Pearl que é uma ilha artificial residencial, passamos em Katara, um centro cultural onde as vezes tem eventos e apresentações, conhecemos também alguns estádios e centros esportivos. 
*Dica: Fazer o tour com o ônibus turístico Doha Bus que passa pelos principais pontos. Custa em torno de 162QR (45 dólares).  
Abdullah bin Khalifa Stadium
Na entrada da The Pearl
Praia pública de Katara. Tem dress code, biquíni e sunga não pode. 


- Souq Waqif

Um mercado antigo, durante a tarde abre a partir das 16 horas. Achei que não teria muita graça, mas teve. Bastante coisas curiosas pra olhar... e comprar! Rsrs. Temperos, passarinhos coloridos, roupas... Comprei uma abaya nova, um lenço rosa (ousada!) e o Camilo comprou o lencinho de árabe. Tiramos fotos e no fim da tarde sentamos em um restaurante, pedimos uma sheesha, uma carninha de camelo e bebida gelada! Please! Muito calor!
  







- Bons drinks!

Em Doha você pode consumir bebidas alcoólicas em restaurantes nos hotéis.
Na nossa segunda noite fomos de sangria e caipirinha no restaurante espanhol do hotel. 


DIA 3

- Safari no Deserto

Para o terceiro dia fizemos o safari no deserto. Vieram nos buscar no hotel às 15:00 e partimos para o deserto. Duração de 4h. Custo de 320 QAR/pessoa.  
Difícil explicar em palavras, é muito legal! Antes de entrar no deserto, pausa para uma voltinha de camelo, tirar fotos e esperar os outros carros. Depois, deserto a dentro: subindo e descendo dunas, com manobras e aquele ataquezinho cardíaco básico.  Durante a brincadeira fizemos duas paradas, a ultima com direito a entrar no mar arábico (água quentinha), de onde dava pra ver um pedacinho da Arábia Saudita ao fundo (r u missing home?). Terminou as 19:00 com um belo por do sol no deserto. Pode não parecer, mas essa atividade é cansativa.





DIA 4

- Shopping Villagio

Antes de voltar pra casa, passamos no Villagio Mall, um shopping que imita Veneza. O teto imita o céu. Lugar bonito, mas difícil de estacionar! Tentamos visitar o shopping no segundo dia por volta das 19h e não conseguimos vaga. Nesse dia que fomos eram 14h, até conseguimos vaga mas com dificuldade.


No shopping Villagio

Tem passeio de gondola pelos canais dentro do shopping (loosho) e uma pista de patinação. Vale a visita, quem sabe até ache uma promoção boa (nós achamos, de tênis).

O post ficou extenso e com muitas fotos :o (ah jura?). Mas se quiser alguma informação mais detalhada sobre algum dos passeios é só deixar um recado aí nos comentários que eu respondo :)

12 comentários:

  1. Muito bom o post Gabi! Gostaria de saber sobre as tempestades de areia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, rsrs.
      Vou anotar a sugestão e fazer um post sobre. Obrigada!

      Excluir
  2. Parabéns pela viagem, adorei os prédios do Qatar, isso que é arquitetura ultra moderna, bacanérrimo, poderiam tirar mais fotos dos edifícios, mercados populares por exemplo mas vlw pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato!
      Vou tentar incluir mais fotos nos próximos posts de viagens.
      Realmente a arquitetura daqui é um algo a mais.
      Thanks!

      Excluir
  3. Olá! Irei para o qatar em janeiro. Estou muito interessada em fazer esse passeio no deserto. Você se recorda qual empresa usou para fazer o passeio? Parabéns! adorei suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Denise, não lembro o nome da empresa, mas tenho o telefone:
      Desert Safari: +974 7745 1196
      Eles falam inglês, então você pode tentar mandar mensagem.
      Beijos!

      Excluir
  4. Gabi, boa tarde! Vou em abril ao Qatar. Você ficou em qual hotel? Quanto ao safari no deserto. Você tem o site ou email deles? Ficarei 6 dias tenho muito tempo por lá. Obrigada. Cris

    ResponderExcluir
  5. Gabi, boa tarde! Vou em abril ao Qatar. Você ficou em qual hotel? Quanto ao safari no deserto. Você tem o site ou email deles? Ficarei 6 dias tenho muito tempo por lá. Obrigada. Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI cristina.
      Fiquei no hotel Meliã, maravilhoso!
      a empresa do Safari eu so tenho o telefone, Desert Safari: +974 7745 1196

      Excluir
  6. Oi, Gabi!
    Parabens pelo post!
    Sabe se é facil alugar carro em Doha? As atrações tem sempre estacionamento grátis?

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou viajando com meu pai e afilhado de Dubai pra Doha de carro, sabe se tem algum problema de visto ou nas fronteiras? Abs.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Até onde eu sei não é possível fazer esse trajeto. Você precisaria entrar na Arábia Saudita e no momento a Arábia e Qatar estão com fronteiras fechadas entre os países. Não tem como.
      Somente por via aérea.

      Excluir