quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O que vestir em Dubai?

Na noite anterior da nossa viagem pra Dubai eu me encontrava um pouco desesperada, com a mala aberta e sem saber o que levar... Porque apesar de ser um país mais aberto à cultura ocidental, os Emirados Árabes continuam sendo um país muçulmano. Então comecei a pesquisar em diversos blogs e sites sobre o que vestir em Dubai e em todos eles a mesma cartilha copiada de algum lugar que parou no tempo:
- Cobrir ombros e joelhos.

Não fiquei convencida, não quis aceitar. Porque entre uma micro saia e uma saia no joelho existem milhares de modelos e alturas de saia que teoricamente eu não poderia usar, que eu acredito serem descentes e que eram só as que eu tinha. Também não queria ser refém de usar calça comprida no verão de 40 graus. Já tinha ouvido que podia usar short lá em Dubai, no Qatar vi gente de mini saia no Souk e Qatar é bem menos turístico que Dubai.
Bom, fizemos uma pesquisa mais a campo: perguntamos pra pessoas que moram lá qual seria o dress code. E a resposta foi totalmente contrária do que tinha lido. O fato é que se encontra gente vestindo tudo que é roupa, de perna de fora à ombro de fora.
Ainda meio em dúvida (e precisando fechar a mala o quanto antes) caí nas graças de um blog que foi totalmente realista nos comentários.
A menina em questão fez a mala conforme mandava a cartilha dos blogs que falei lá em cima: extremamente recatada. Chegou lá, viu que não era pra tanto e ficou frustrada porque deixou de levar as roupas que ela gostaria de ter levado.

Baseada em toda essa pesquisa eu fiz minha mala, fechei e fui viajar. E foi um misto de emoções e descobertas ao chegar lá.

Então quero pontuar algumas coisas aqui:
- Você vai ver gente vestida de tudo que é jeito: de vestido tomara que caia, de micro short, de saia curta, de saia longa, com decote até o umbigo (sim eu vi), homem de short mais curto que os meus no shopping (sim eu vi dois!), menina com roupa bem bonitinha e um xale que não combina com nada por cima (essa sendo uma daquelas vítimas daqueles que falam pra usar uma echarpe por cima), tinha até gente com roupa com cara de pijama.
- Não notei nenhum olhar feio pra mim nos lugares que fui, porque a grande maioria é de turistas. Se bobiar você é quem vai olhar feio pras meninas de micro short enquanto se lembra das regrinhas de vestimenta que andou lendo por aí e das roupas que deixou de trazer.
- É claro que não levei mini saia, porque apesar de não querer me cobrir toda em um lugar turístico tenho bom senso. Apesar da grande maioria ser turista, as pessoas mais conservadoras também estavam lá. Assim como não acho de bom tom um decote até o umbigo pra passear no shopping, acho que posso respeitar a cultura alheia sem ter que usar burca (porque isso eu já faço na Arábia).

Vou mostrar pra vocês o que eu levei na minha mala nessa viagem de 3 dias, foi uma combinação mista de roupa comprida e roupa mais curta e vou explicar o porquê das escolhas. Algumas roupas vão parecer que segui à risca a regra de ir recatada, mas eu explico:

- Teve um dia que eu ia passar a maior parte do tempo em locais fechados e com ar condicionado (shopping e Burj Khalifa) e eu sou bem friorenta, não ia ser ruim ir de jaquetinha. Também tinha uma combinação de saia longa e jaqueta jeans que eu queria fazer há muito tempo e como não tive oportunidade nem frio, achei que esse era o momento. Acabou que fiquei beeeeem comportada.

- Saímos pra jantar numa churrascaria brasileira, fui de vestido. De manguinha, mas não na altura do joelho, roupa que usaria em uma baladinha no BR tranquilamente.


- Fomos no Burj al Arab jantar (o hotel 7 estrelas) e lá pedia uma roupa mais caprichada. Eu optei por uma calça justa e blusa decotada, pra fugir do óbvio de sempre usar vestido, e brincando joguei o tal do echarpe por cima. Não é que a combinação ficou demais? Eu adorei. Mas OLHO! só coloquei o echarpe por cima porque combinava e deixou a produção mais legal, não porque eu precisava cobrir os ombros...  Lá vi gente de vestido longo e de vestido curto, roupa simples e roupa com brilhos.


- Na praia? Biquini!



- Pra passear: saia e blusinha.


CONCLUSÃO:

Não se estresse tanto na hora de fazer mala, use o bom senso (em dubai e na vida), se for de saia mais curta, não use um tomara que caia. Se mostra uma coisa, esconde outra ;)
Minha maior dúvida estava naquele comprimento que não é mini mas não é no joelho, sabe? Esse pode usar tranquila!
**Nos Souks e em lugares onde podem ter menos turistas, não custa ir um pouquinho mais vestida, mas não precisa andar toda coberta.
***Se for visitar uma mesquita, daí sim, precisa estar mais coberta. Não fomos em mesquitas nessa viagem, mas na Turquia na entrada da mesquita tem um lugar que empresta lenços para as mulhes cobrirem a cabeça e saias compridas para mulheres e HOMENS que querem entrar mas estão com as pernas de fora. hahahaha

*****UPDATE!*****
Aqui alguns flagrantes que peguei de turistas mais ousadas pra vocês terem uma noção melhor do que vão encontrar por lá. Como eu falei, tem de tudo quanto é tipo e tudo quanto é roupa, use o bom senso! :)


Micro short

Saia curta e blusa de alcinha.



7 comentários:

  1. Achei seu blog bem interessante, gosto de saber sobre cultura e costumes de diferentes lugares, vou acompanhar sempre. bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elaine! Faz bem a gente tentar pelo menos entender um pouco do outro lado de tudo pra quabrar preconceitos e também enriquecer nosso conhecimento.
      Que bom que gostou, fico feliz! :)

      Excluir
  2. Estava a procura de algumas informações sobre que peças de roupa levar para a minha viajem o Dubai. Foi muito útil. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas, agora vamos viajar!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas. Fiquei mais tranquila.

    ResponderExcluir
  5. Até que enfim achei um post com dicas menos sensacionalistas! Com certeza suas dicas vão ajudar muito na hora de fazer minhas malas.

    ResponderExcluir