segunda-feira, 23 de julho de 2018

Coisas boas de morar na Arábia Saudita


Sim, elas existem!
As vezes quando falamos em Arábia Saudita, algumas pessoas torcem o nariz baseado nas informações ruins que recebem dos noticiários. Mas toda moeda tem dois lados, e alguma coisa boa deve ter, se não, não teria tanto estrangeiro morando aqui.

Confere as principais!

Perto de destinos turísticos.
A gente está no meio do mundo! Uma viagem que saindo do Brasil levaria um dia, saindo daqui leva meio. É pertinho da Europa, de outros países asiáticos, do ladinho da África... E já que é menos tempo de vôo, o preço também é menor. Fora que aqui pelas redondezas mesmo tem muita paisagem diferente pra visitar. O Bahrein, aquele paisinho ali do lado é a menos de uma hora de distância! Qatar, Kwait, Emirados Árabes da pra fazer de carro... Fora o sistema de férias que deixa dividir em várias pequenas férias e feriados de uma semana que facilitam na programação dos passeios... Afinal, alguma vantagem pra quem vem morar nesse lugar tão fechado tinha que ter.

Oportunidade de praticar o inglês.
Por mais que a língua oficial seja o Árabe, a cidade onde eu moro recebe muita gente de fora, então praticamente em quase todo lugar você consegue se comunicar em inglês. Em mercados grandes, por exemplo, os nomes e preços dos produtos estão sempre em ingês e árabe bem como nas embalagens,
Alguns produtos locais e/ou regiões mais tradicionais podem não ter essa ajudinha, mas a grande maioria dos lugares a comunicação flui. Uma fatia bem grande dos jovens árabes fala inglês pois o governo oferece muita bolsa de estudo no exterior a eles.
Porém não é raro pegar um taxi e não conseguir se comunicar, mas graças ao GPS e muita mímica você consegue chegar aonde deseja.
Vide o post anterior, no entanto, por ser um inglês falado por não nativos, às vezes é extremamente difícil entender o inglês de algumas pessoas, por mais que seu inglês seja perfeito e com anos de pratica. Indianos, por exemplo, tem sotaque muito forte e uma linha monotonal de fala que dificulta muito o entendimento.

Tempo pra dedicar aos projetos pessoais.
Assim como um grande número de pessoas, vim pra cá acompanhar meu marido que trabalha aqui. Ja cheguei a afirmar que mulher aqui não trabalha mas na pratica não é bem assim. Tem muita mulher trabalhando aqui, inclusive eu comecei a trabalhar também!
Foi justamente por vir pra cá na condição de "esposa" e ter bastante tempo livre que eu consegui estudar aqui na Arábia mesmo, me qualificar e agora trabalhar. Também esse tempo todo livre abre uma gama incrivel de coisas novas pra aprender! Fiz curso de fotografia, me dediquei ao blog e ao canal do youtube, aperfeiçoando o inglês, arranhando um árabe. Coisas pra fazer tem aos montes o pequeno - e crucial - detalhe é ter ânimo de fazer as coisas... algo que aqui eu super compreendo e afirmo: não é facil!

Experimentar comidas novas!
Fora as deliciosas comidas árabes, é possivel encontrar culinária do mundo inteiro por aqui. Tanto de restaurante refinado como de restaurante simples. No mercado também não é dificil encontrar produtos internacionais. Aquela manteiga ghee indiana que todos os entusiastas da culinária saudável procuram tem aqui, óleo de coco de diversas marcas e origens. Frutas? Dos quatro cantos do mundo! Grãos, temperos, raízes que nunca vi na vida. Tem tudo! Quase tudo... Açaí só em pó.
Mas é claro... Tudo ao seu devido preço ;)

Abrir a cabeça para outras realidades e enriquecer culturalmente
Posso afirmar que cresci muito aqui na Arábia, como ser humano. Saindo da bolha em que vivia no Brasil, onde realidades culturais diferentes não eram tão frequentes, típico de cidade do interior. Aqui aprendi a ser mais humana, a me colocar no lugar dos outros, a agradecer por todas as oportunidades maravilhosas que recebo.
A realmente me colocar no lugar dos outros. A entender, por mais que não concorde e ache engraçado, o valor que a mulher daqui dá em cobrir a cabeça, por exemplo.
Acho engraçado fazer uma análise de como as outras culturas reagem, até da forma como se expressam por conta das barreiras de linguagem. Aprendi a ser humilde e a me impor quando necessário.
Aprendi a aceitar as diferenças e conviver com elas. Sem modéstia nenhuma, sou uma pessoa muito melhor hoje do que aquela que saiu do Brasil.

Retorno financeiro
É claro que uma das maiores vantagens que fazem as pessoas virem morar aqui é o retorno financeiro. Ninguém vem pra cá, com todas as dificuldades e adaptações que precisará fazem sem ser bem recompensado.
Os salários são bem atrativos e dele não é descontado imposto.
Algumas coisas aqui são mais baratas, como eletrônicos e carros. Porém os alugéis são bem mais elevados - só que geralmente o empregador vai arcar com a despesa da moradia do expatriado.
Nos últimos anos algumas alterações foram feitas, antes não tínhamos imposto nenhum, hoje em dia temos um imposto em produtos e serviços de 5%, mas ainda assim muito pequeno se comparado com outros países.

Essas são só algumas das vantagens. E cada pessoa tem sua própria impressão de onde mora. São vários os fatores que influenciam uma impressão positiva ou negativa de um lugar.

E aí, pra você, essas vantagens citadas são mesmo vantagens?
Deixe sua opinião nos comentários!



12 comentários:

  1. muito legal seu blog.

    estou indo trabalhar pela weatherford semana que vem..

    seu blog está sendo bastante interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera mais um dia que vou mandar o "coisas ruins". hahaha
      Mas seja bem vindo!

      Excluir
  2. Que show Gabi! Estou indo pra Arábia no mês que vem acompanhar meu marido também, e o blog tem ajudado bastante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, fico muito feliz em ajudar.
      Seja bem vinda ao reino!

      Excluir
  3. Muito Bacana isso! Ahh se um dia eu for trabalhar fora, não vou hesitar rs...ou será que vou?!! rs vai depender mesmo, mas sem dúvida acho muito legal conhecer e viver algo diferente do que já se está habituado a fazer..... te acompanho por aqui e nas outras redes, estava pesquisando e pesquisando tudo sobre estudar fora e outras culturas, acabei conhecendo um rapaz que por incrível que parece é do Norte da África, mas eu acho que ele não é tão meu amigo assim rs, bom isso é outra história a contar e que eu também acho válido um conteúdo desse: histórias de pessoas com amizades e até romances com estrangeiros que ficam em busca de visto, dinheiro. tenho visto muitas coisas ruins sobre este assunto é que também é super atual e o governo até tem campanha para não cair em ciladas estrangeiras, enfim um abraço moça!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar Vivian.
      De verdade, chega muita mensagem pra mim de gente que "namora" árabes, e querem vir pra cá... Muito complicado. Eu até conheço um caso que deu certo, mas a graaaande maioria é cilada mesmo.
      O principe rico árabe não vai procurar mulher pela internet... Seja sempre pé no chão.
      Mas se tiver oportunidade de trabalhar fora, vá e aproveite cada experiência :)

      Excluir
    2. Pois é isso mesmo!Algumas pessoas no grupo que participo me disseram pra ficar atenta, eu logo que não sou besta nem nada ( O FBI JÁ PODIA ME CONTRATAR RS..), fiquei foi é mais esperta... muitas mulheres deram seus depoimentos pra mim e fiquei muito surpresa com a quantidade de histórias e coincidências, só muda o endereço mesmo porque é tudo sem pre igual... Obrigada Gabi..... :) S2

      Excluir
    3. Parabéns! Você é madura, tem gente que fica brava quando alertam, acham que é inveja.
      Um beijao!

      Excluir
  4. Adoro teu blog! Ajuda a romper muitos tabus. Sim, tudo o que você citou seriam vantagens para mim: ter comidas maravilhosas, tempo para projetos pessoais, facilidade para viajar, retorno financeiro.
    Além do mais, quem tem cabeça boa e vontade de trabalhar dá certo morando em outro lugar também. Vejo gente de cabeça fraca, que sai do Brasil para fugir dos problemas e, depois de uns anos, acaba percebendo que os problemas a "perseguiram". Na verdade os problemas estão na pessoa, e nem sempre no ambiente ou país que vive. Parabéns pela coragem de mudar para um país distante e diferente. Te desejo muita felicidade e sucesso adiante!
    Beijos, Jana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito verdade Jana,
      Cabeça no lugar ajuda e como. Ser positivo é essencial até se adaptar às novas realidades, e se não der pra se adaptar, ao menos conviver com elas pelo tempo que for preciso.
      Obrigada por deixar seu carinho aqui nos comentários!

      Excluir
  5. Asalamu Alaykum Gabi, Parabéns pela iniciativa de criar um blog que vem a quebrar vários Tabus como você mesma fala, achei muito interessante o seu blog porque desmente muita coisa que hoje a mídia leva ate as pessoas.

    Asalamu Alaykum

    Assinado: Sheikh Luan Carlos

    ResponderExcluir