quinta-feira, 28 de setembro de 2017

BREAKING NEWS! Vamos poder dirigir!

Parem as máquinas! O patrão enlouqueceu! E a novidade do ano chegou pra deixar muita gente feliz da vida e muita gente de cabelo em pé.



Ontem fomos bombardeados (com o perdão do trocadiho) pela notícia de que o Rei da Arábia Saudita, finalmente vai liberar as mulheres para dirigir a partir do ano que vem.
Muita gente deve ter ficado com aquela cara de espanto ao descobrir que primeiramente não, não podemos dirigir por aqui. Pois é.

Porém agora com essa novidade é que o baile vai começar! Sinceramente, eu quero ver para crer. Não vai ser fácil no começo. O trânsito daqui é bem caótico, mais do que você possa imaginar, nem eu que já dirijo sei se vou ter coragem de me arriscar  nas estradas nos primeiros meses, em que essa nova leva de motoristas se coloquem nas ruas.

Mas veja bem, não estou duvidando da capacidade de dirigir das mulheres. Até acho que o trânsito tenderá a ficar um pouco mais organizado depois que elas forem mais frequentes no volante. Digo isso pois é só a gente atravessar a fronteira para o país vizinho, o Bahrain, onde as mulheres dirigem, que vemos outro comportamento dos motoristas em geral. Parece ser um pouco mais organizado e menos "vida loka".

Mas acho que a transição vai ser um pouco sofrida... espero estar enganada.

As mulheres árabes com quem tenho contato estão felizes, as mulheres estrangeiras também estão felizes. E isso é óbvio pois dá um pouco mais de liberdade, pelo menos na mobilidade das pessoas.
Não quer dizer que a hoje em dia a gente não possa sair de casa. No momento, a gente vai sim pra onde a gente quiser, mas sempre dependendo de uma segunda pessoa pra nos dirigir até o lugar. E apesar de algumas pessoas acharem que a mulher só pode sair de casa acompanhada de um homem, isso não é verdade. Tanto a gente como as sauditas andam de taxi sozinhas, sem problema algum.

A locomoção aqui na Arábia Saudita é um assunto à parte. Não temos transporte público como ônibus urbano e caminhar não é bem uma opção, pois as temperaturas chegam a 45 graus no verão, então atualmente a gente tem algumas opções como os taxis, aplicativos de motoristas como o uber, empresas de chofer, ônibus dos condomínios, marido e algumas famílias contratam motoristas particulares. Mas não tem como negar que depender de outra pessoa exige tempo, paciência e dinheiro, pois dependendo o transporte escolhido, ele pode não ser muito barato não.

Tem muitos sauditas contra da mesma forma que tem muitos à favor. Isso é uma questão cultural, e questões culturais não são tocadas sem que haja muita polêmica ao redor. Da mesma forma que ainda terão mulheres que vão preferir continuar sem dirigir, com seu motorista ou taxi. E não sabemos o custo da carteira de motorista, custo do seguro. Quem sabe esses fatores de custo não possibilitem todo mundo de comprar um carro. Nem todas as pessoas aqui moram em palacetes banhados à ouro.

A própria proibição das mulheres conduzirem é uma questão cultural, pois não existe nenhuma lei escrita que fale sobre isso, mas também não são emitidas carteira de motoristas para mulheres. AInda assim se você arriscar andar de carro e for pega, vai ser repreendida. O que acontece é que muitos religiosos defendem que esse trabalho, de conduzir um carro, não cabe à mulher e que ela deve ocupar o tempo dela cuidando da família. Dirigir seria algo como desviar o tempo dela em atividades que caberiam aos homens. Eu sei que essas últimas frases fazem o estômago se revirar de asco, mas vale ressaltar que esse não é o pensamento de todos os sauditas. Eu convivo com pessoas de mente aberta e instruídas, que pensam em estudar e trabalhar, não só procriar. Mas no geral, é um traço forte da cultura muçulmana da qual eu não tenho intenção de debater aqui.

Muitas coisas estão mudando, e tudo isso faz parte de um plano do governo em modernizar o país, no ritmo e nos limites da cultura deles. Mas não dá pra negar que com as mulheres saindo às ruas de carro, isso vai aquecer inevitalmenete a economia do país. São mais carros sendo vendidos, gasolina, oficinas mecânicas trabalhando, saídas mais frequentes para compras e até mais liberdade ainda para se locomover pro trabalho.  Ponto pra todo mundo!

Eu fico pensando no sucesso que seria um serviço tipo o uber só com motoristas mulheres aqui na Arábia. Com certeza alguma saudita empreendedora já pensou nisso.

Esse é o singelo comentário de uma pessoa que vive na Arábia e está no meio desse lenta transformação do país. Acho incrível poder ver de perto cada passo que esse pessoal está dando. A luta toda por trás de cada novidade. Mérito delas!





Um comentário:

  1. Que legal, com certeza já deve ter uma pessoa que pensou no woman's uber rs, abraços!

    ResponderExcluir